Eu vi: Mr. Vingança (Sympathy For Mr. Vengeance)

Todos vocês conhecem o cult Old Boy, certo? Agora, vocês também sabem que ele faz parte de uma trilogia, completada por Mr. Vingança (Sympathy For Mr. Vengeance) e Lady Vingança (Lady Vengeance)? Não? Pois então, nesses filmes, que não possuem qualquer ligação entre si na história (ao menos, não que eu saiba), Chan-Wook Park explora as sutilezas e as motivações que se escondem por de trás de um único (e nobre? Ou não?) ato: a vingança.

Mr. Vingança (não me perguntem o por quê da semi-tradução. Também acho que o nome em português deveria ter sido Sr. Vingança, mas enfim...) é um filme pesado, como de costume do Sr. Park. Ali você encontrará um mundo frio e cinza, sem heróis, sem boa vontade e sem homens de paz. Ou seja, você encontrará algo bem parecido com o mundo real, como aquele retratado diariamente nas páginas dos jornais policiais.

O roteiro é excelente – conciso e inteligente – de modo que os 120 minutos do filme passam em um piscar de olhos. A fotografia é fantástica, explorando o sentido da história em mostrar que o que se passa na tela não é a verdade, ao contrário, é apenas um ponto de vista. Os atores são de primeiro nível, com destaques para Ha-kyun Shin, que faz o papel de Ryu, um surdo-mudo cuja história se torna o gatilho para a trama, e que cuja interpratação comparável a ddo próprio Chaplin. Outro que merece destaque é Kang-Ho Sang, que interpreta Park Dong-jin, um rico empresário que tem a filha seqüestrada.

Pensei em escrever uma resenha completa sobre o filme, mas ao invés de perturbar vocês com um texto corrido escrito às pressas, prefiro deixar uma ligação para o excelente texto que o Diogo escreveu sobre. Inclusive, para vocês que assistiram Old Boy e que estão se perguntando sobre a diferença entre os dois, eu cito um trecho do texto do Diogo:

Se em Oldboy eles são movidos por tragédias e fantasmas do passado, em Sympathy eles agem de acordo com a situação em que se encontram.

Bem, é isso. Assistam Mr. Vingança, e aos amigos, estejam a vontade para me pedir emprestado o dvd.

1 comentário:

Leonardo Jaques disse...

Eu só assisti Old Boy e realmente é assustador, apesar de saber que ele faz parte da triologia da vingança. Deixei para assistir um dia que estivesse de mal humor e com um martelo na mão rs.

O legal que essa triologia é facil de se achar. Eu prefiro o Sr.Vingança simples assim.