Ca$h n´Gun$

Há alguns dias atrás eu tive a oportunidade de jogar Ca$h n´Gun$, um simpático jogo de tabuleiro desenvolvido por Ludovic Maublanc, onde os jogadores tem a oportunidade de entrarem na pele de mafiosos, bem sucedidos em cometer o crime do século, que agora se vem no dilema de dividir os espólios do crime.

O Jogo: A versão que eu joguei se chama Ca$h n´Gun$ Yakuza, uma versão do jogo original desenvolvida para 9 pessoas. Nessa versão os jogadores se dividem em 3 grupos de 3, um com mafiosos da costa oeste, outros da costa leste e o último de yakuzas. Todos ficam ao redor da mesa de jogo, de maneira alternada. Não é permitida conversação entre os jogadores de um mesmo grupo durante o jogo, mas são permitido gestos pré-combinados. O jogo transcorre em turnos, no primeiro o padrinho (o Godfather) retira de um saco 8 peças de valores diversos na mesa e jogo, onde estão as armas dos jogadores. O padrinho então conta até 3 e todos os jogadores simultaneamente sacam suas armas e apontam para um inimigo a sua escolha, ocorrendo assim uma fase de negociação para convencer alguns saírem daquela rodada. Finda essa fase, ocorre a resolução das ameaças, vendo quais eram verdadeiras e quais eram blefe. Por fim faz-se a partilha do dinheiro e se inicia uma nova rodada com um novo padrinho.

O jogo é excelente para aqueles que buscam um divertimento casual. Jogando, passamos mais de 1 hora em uma única partida, sendo que mesmo essa hora passou voando.

Uma pena que Cas$ n´Gun$ não tenha sido lançado aqui no Brasil.

Sem comentários: