Idiche Kop, O Segredo Judaico de Resolução de Problemas

Passei os últimos dias lendo Idiche Kop, O Segredo Judaico de Resolução de Problemas, escrito pelo rabino Nilton Bonder. Sabe, foi engraçada a maneira côo eu encontrei esse livro, andando pelos sebos do centro da cidade, encontrei esse livro deslocado dentro do Berinjela. A primeira impressão foi “ah... mais um livro de auto ajuda”, até que folheando me deparei com alguns conceitos bem interessantes.

O livro parte de uma série de histórias da tradição judaica, aliada a certos ditados semitas, com o objetivo de fazer o leitor ampliar seu poder de raciocino, fazendo-o pensar fora da caixa. Um exemplo:

- Um garoto vai ao mercado comprar 6 maçãs, ao chegar em casa ele tem 4. Quantas maçãs ele perdeu no caminho?

Pense um pouco. Caso não consiga responder, selecione a linha abaixo para ler a resposta.

Não sei. Pode ser que ele tenha perdido 2 maçãs no caminho, assim como pode ser que ele tenha comido as 2 maçãs, ou perdido 1 e comido a outra. Quem vai saber? Responder 2 é uma resposta automática, isenta de qualquer raciocínio.

Interessante, não?

Claro que em determinadas partes do livro, o autor Nilton Bonder valoriza ao extremo a tradição judaica, tentando a todo momento passar a idéia de que todos os judeus são cultos, sábios, compreensíveis, enfim repletos de todas as virtudes do mundo, e que quaisquer que sejam os seus defeitos eles são rapidamente superados. Enfim, nada é perfeito.

De qualquer maneira, o livro é muito bom e vale a pena ser lido, sem qualquer pré-conceito, pois a última coisa que ele pode ser considerado é como livro de auto-ajuda (sim, eu não gosto de Augusto Cury, nem de o Segredo, ou qualquer outro livro de auto-ajuda).

Sem comentários: