Celulares com tocadores de MP3 e a poluição sonora no transporte coletivo: a falta de educação do povo brasileiro continua

Escutar músicas em arquivos de mp3 através do telefone celular não é nenhuma novidade para nós. Afinal, muitas vezes, quando compramos nosso aparelho o mesmo já vem de fábrica com um cartão, para que seja possível armazenar as músicas, e um fone de ouvido para escutá-las.

Infelizmente, uma coisa que tenho observado nos últimos tempos, é que muitas pessoas parecem ter esquecido esse segundo item e optado por escutar as suas músicas favoritas no celular sem fone de ouvido. Em casa, ou em algum lugar privado isso não é nenhum problema – embora, na minha opinião, eu ache uma coisa horrível escutar qualquer coisa com aquele speaker do celular, que perde em matéria de qualidade para as caixas de som mais vagabundas que se possa encontrar a venda.


O problema é quando essa pratica começa a ser realizada em lugares públicos, como por exemplo, em meio ao transporte coletivo.
Apesar de todos os carros em circulação na cidade do Rio de Janeiro possuir um adesivo na entrada avisando que é proibido o uso de aparelhos sonoros, vira e mexe sempre temos um engraçadinho que resolve pegar o seu celular para começar a escutar música em volume alto e sem fone de ouvido. Daí, você, que esta sentado quieto no seu canto, passa a precisar escutar uma “musiquinha”, normalmente um funk gritado ou um pagode mela cueca ou algum hit pop do momento, no seu canto.


Reclamamos do spam e do bulling, mas isso é muito pior!!!


Por diversas vezes, quando eu estive na situação de precisar escutar de maneira indesejada, eu cheguei para o sujeito com o aparelho e pedi com a maior educação: “oi amigo, será que você poderia abaixar o volume por favor?”. Algumas vezes fui prontamente atendido, o sujeito se tocando que estava sendo desagradável acabou abaixando o volume ou mesmo desligando o aparelho. Outras vezes já quase cai em briga no meio do ônibus por causa disso.
No mais, o que mais me incomoda é que não vejo a reação das outras pessoas. Eu consigo ver em seus rostos que elas estão insatisfeitas com aquela poluição sonora em miniatura e não fazem nada! Nunca vi qualquer pessoa tomar uma atitude igual a minha, de pedir para o sujeito parar com o som! Qual o problema com o nosso povo, ao qual aceita se sujeitar sem reclamar até nas pequenas coisas?


Acho que esse é um problema sério, que atormenta a todas as pessoas durante um período que por si só já é exaustivo, que é a viagem nos ônibus municipais. De qualquer maneira essa situação se agrava quando o sujeito com o celular é uma criança, ou um grupo de, que normalmente estão uniformizados indo para o colégio e mostrando para o amiguinho a nova música baixada. Como falar com essas crianças que sabem que são “de menor” e que por isso você nada fará contra elas? Outro problema também é quando o sujeito é o motorista ou o trocador do ônibus; para se ter idéia, certa vez embarquei em um ônibus da linha 179 onde o motorista estava escutando FM O Dia (arrrrgh) em uma caixa onde havia um alto falando, um aparelho de som automotivo, tudo ligado “na gambiarra” na caixa de fusível do carro. Vergonhoso não?

É... Cada vez vejo que o problema maior é a falta de respeito para com o outrem, a questão de se enxergar na pele do próximo. Penso eu, que se atingíssemos esse grau de colaboração mútua, o Brasil (por que não o mundo?) seria um lugar bem melhor.

1 comentário:

Leonardo Jaques disse...

Eu já passei algumas vezes por essa situação, nas minhas idas e vindas de ônibus. Esse tipo de atitude está unicamente limitada pela educação, o mesmo acontece com a nossa lei do silêncio que todos sabem, porém poucas pessoas a respeita.