Códex Arquimedes


Conclui no início da semana a leitura do O Códex Arquimedes, livro escrito por William Noel, curador da seção de manuscritos do museu Waters, e Reviel Netz, professor da Universidade de Stanford. O livro trata do trabalho de recuperação de um palimpsesto arrebatado em um leilão por um comprador anônimo, em um leilão em 1999.

Explicando o que é um palimpsesto de forma resumida: é um livro feito a partir de um outro livro. Isso é, em determinados países ao invés do tradicional papiro, optou-se por utilizar pergaminho desenvolvido a partir de peles de animais. O motivo dessa opção poderia se dever a vários motivos, como durabilidade do material, falta de matéria prima para o papiro entre outras. Seria algo como hoje em dia optar entre usar papel manteiga ou papel vegetal. Acontecia que anos depois um determinado volume poderia perder seu interesse, assim os escribas desmontavam suas páginas, e através de determinados processos, sobrepunham as letras de um texto por de outro. O resultado era um novo livro, com um segundo livro, inacessível a olho nu, escondido em suas páginas.

Encontrar Palimpsestos da idade média é algo relativamente normal. O que aumentava o interesse nesse em especial, era o fato do mesmo esconder em suas páginas um dos poucos textos de Arquimedes que hoje se conhece. Até então, apesar dos tratados de Arquimedes serem citados e comentados em diversos momentos através da História, só havia chego aos dias de hoje o registro de 2 conjuntos de codex , que já desapareceram há mais de 400 anos! Como se não bastasse, os textos contidos no palimpsestos revelavam muito mais informações do as encontradas nas traduções existentes até então do codex A e B, de modo a alterar significantemente a história da matemática e da ciência.

O livro trata então da importância do Palimpsesto, o processo – erros e acertos – do processo de restauração (hoje disponível do sítio do projeto), a história, demonstração dos tratados encontrados, história do volume em si além do restante do conteúdo do palimpsesto, que inclui outros volumes além daqueles encontrados no texto de Arquimedes.

Enfim, para aqueles que são fascinados por História, Matemática ou Museologia o livro é um prato cheio.

Sem comentários: