Eu assisti Yip Man

Seguindo a indicação postada pelo Leo, assiti na semana passada a YipMan, o filme que conta a história do fundador da Hong Kong Ving Tsun Athletic Association, um dos mais famosos representantes do estilo Ving Tsun (ou Wing Chun)de Kung Fu e que, por acaso, fora mestre de Bruce Lee em Hong Kong.

O filme, longe de ser um documentário, é bem fantasioso, focando em um mestre YipMan, casado já na casa dos 30 anos de idade na cidade de Foshan, uma cidade conhecida por sua grande quantidade de escolas de artes marciais. Fiel ao juramento feito a seu mestre, Leung Bik, YipMan era um mestre impar, pois apesar de reconhecido por sua habilidade se recusa a ter qualquer aluno. O tempo corre até que já aos 40 anos, em plena segunda guerra mundial, ocorre a invasão japonesa e YipMan se vê obrigado a abrir mão dos luxos da sua vida para sobreviver com sua família.

O filme lançado em 2008, é dirigido por Wilson Yip e é estrelado por Donnie Yen, ambos desconhecidos do publico ocidental,porém bem conhecidos no mercado asiático. Longe de ser um documentário fiel sobre a vida deste grande mestre, YipMan é antes de tudo um filme de arte marciais, com belas cenas e um roteiro que prende a atenção do espectador do início ao fim.

Uma característica bem marcante das produções chinesas, e que não poderia deixar de faltar em Yip Man, é o forte caráter patriótico, estampado no filme.

Há uma continuação, Yip Man 2: Chung si chuen kei, planejada para estreiar em maio desse ano. Admito nunca ter assistido uma continuação asiática, espero que elas não sigam as linhas das americanas *rs

Sem comentários: