Corcovado

Depois de ter trilhado no mês passado o caminho para a Pedra da Gávea, dessa vez o destino escolhido foi o Morro do Corcovado. Uma trilha relativamente pesada, pois são 2200 metros, que seguem 710 metros acima. Apesar de dificuldade, a trilha é no geral bem tranqüila no que tange ao caminho, sem possibilidade de grandes desvios e sem maiores riscos como escaladas e afins.

O início da trilha é no Parque Lage, no Jardim Botânico, em frente ao Clube Militar. O parque funciona das 8 da manhã até não que horas, e o acesso a trilha só é permitido durante esse expediente. Como trilhas em geral são programadas para a manhã, bem... Dentro do parque começamos logo após o “castelinho”, seguindo por mais ou menos 1 horas em um caminho relativamente tranqüilo que segue passando por umas 5 quedas d água. Ao se passar pela última seguimos um pouco mais até um trecho onde a trilha se torna mais íngreme. Seguinte então por mais uns 30 ou 40 minutos, chegamos aos trilhos do trem, daí então tudo fica mais fácil.

O acesso ao cume da montanha, onde fica a estátua do Cristo Redentor não é livre, sendo necessária a compra de um ingresso de 24 reais. Pessoalmente me contentei em ficar no pátio antes do platô principal, pois a vista é basicamente a mesma, com a diferença que ali você vê apenas a parte de trás da estátua.
Pessoalmente, o ponto mais legal da trilha, na minha opinião, é uma laje localizada pouco a cima do trecho em que a trilha cruza com a linha do trem. O visual nessa laje é incrível, pois contempla toda a zona sul, do corte Cantagalo até a gávea, em um local só.

Curtam as minhas fotos do passeio:

O mapa do caminho.

Uma das diversas feitorias do Parque Lage, feita em 1886.
Em uma das quedas d´água.

Subindo!

São Sebastião.

Chegando aos trilhos

Óia o trem!

Lagoa

Lagoa(2)

Pedra da Gávea ao fundo.

Vista paraa Zona Sul na Laje.

Olha o trem de novo!

Turistas e suas máquinas fotogáficas.

Cenas de vandalismo (ou, já era João Batista)

Chegando a base.

Vista para a Ponte S.A.

Vista para a Ponte S.A. (2)

Chegamos!!!


Um mergulho antes de ir embora.

1 comentário:

Thaís Gouvêa disse...

Já fui na Pedra Bonita só para contemplar, mas meu marido fez a trilha com os primos e adorou. A vista também é maneiríssima.
Qndo tiver oportunidade, não deixe de ir.
Eu tô fora, preciso conservar meu sedentarismo!huahuahuha